quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Da universidade à pluriversidade! (UFSB)

 Falando em relação, podemos iniciar citando a "Ecologia dos saberes e suas extensões", agindo desde o passado, até as presentes universidades.
 O “conhecimento universitário” que é a base de um modelo hegemônico universalizador que, na minha opinião, também trai o modelo tradicional da universidade moderna europeia.O “conhecimento pluriversitário” que promove os saberes ecológicos, plurais e contra-hegemônicos.
  Boaventura Sousa Santos diz que: as duas tendências coexistem mas não com igual intensidade. A tendência para a transnacionalização é, de longe, o fator dominante. É promovido pelas forças que apostam em converter a educação universitária num serviço altamente rentável para o investimento de capital. É difícil especificar, com detalhe, o tipo de mudanças estruturais, no entanto, algumas questões darão sentido às mudanças que devem ser feitas.
  Uma nota de precaução é que cada um dos tipos de universidade que mencionam permite muita diversidade interna. As ideologias socialistas variam entre inspirações anarquistas e marxistas, enquanto que as universidades interculturais emergem de iniciativas localizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário