quarta-feira, 27 de setembro de 2017

GRANDE "PAULO FREIRE"- UFSB

 Paulo Freire trouxe a esperança de um mundo melhor, idealizado na maneira como encarava a educação do povo. Passou uma enorme contribuição como educador, ultrapassou a barreira do ABC aprendido nas cartilhas e transformou a educação, encarada por ele como obrigação política do Estado, em ato de inserção social igualando classes, raças, sexos e idades. Esse grande homem "Freire", buscava como principio uma critica a educação brasileira, e por isso até hoje levamos ele em nosso peito, porque ele sim lutou pela igualdade, por uma educação melhor, por pessoas melhores, por um MUNDO DIFERENTE! PAULO FREIRE fez um dos papeis mais raros que alguém poderia encarar a fazer no mundo. Deu visibilidade a uma coisa que estava lá no passado sendo invisibilizada pela cultura dominante da época, fez mulheres, homens e crianças serem felizes, e descobrirem tudo que tinha de mais bonito dentro de si. Tudo era feito com amor, do fundo do coração, tornou tantas pessoas analfabetas, em indivíduos de grande valor na sociedade.
 Um de seus métodos que nós trás uma grande reflexão, e que contribuiu e contribui até hoje para nossas vidas, nossas carreiras, é que de modo pra ele, somo seres inconclusos, inacabados, sempre precisamos buscar mais, pesquisar mais, conhecer mais.. E essa sua grande forma de pensar, que nós torna ele um grande exemplo em nossa vida acadêmica na UFSB, porque nunca podemos se contentar com o pouco, com o bom, temos que todos os dias procurar alcançar o ótimo, e nunca deixar de pesquisar, nunca achar que já está bom, porque o mundo é complexo, o universo que podemos andar, é grande demais.
 Freire acredita que "a educação faz sentido porque as mulheres e homens aprendem que através da aprendizagem podem fazerem-se e refazerem-se, porque mulheres e homens são capazes de assumirem a responsabilidade sobre si mesmos como seres capazes de conhecerem." (Freire, 2004) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário