domingo, 24 de setembro de 2017

Lembrando o conceito de Universidade em todo o mundo!

   Encontramos raízes históricas e origens das universidades no final do século XI, na Itália, especificamente na cidade de Bolonha, que já vivenciava um centro de cultura graças à “Escola de Artes Liberais”. A partir desse desenvolvimento, surgiram outras escolas episcopais, monásticas e particulares, nas quais se ensinava Direito, emergindo, então, a Universidade de Bolonha (1088).
   Wernerius ensinou Direito Canônico entre 1100 e 1130, sendo um dos mais notáveis mestres dessa universidade. A Escola de Direito de Bolonha atraiu inúmeros alunos de diversas partes da Europa durante muitos anos. Destacando como base de todo o meu conhecimento, ressalto os grandes pais da filosofia "PLATÃO" e "ARISTÓTELES", que fizeram superar todos os modelos de universidade, todas elas dedicadas ao estudo e ensino da teologia.
   No período de finalização da idade média, praticamente a Europa inteira estava coberta de universidades. Destacando o grande homem que foi Immanuel Kant (1724-1804), sendo ele quem
 lançou as bases para uma universidade muito moderna, uma universidade comprometida com a pesquisa.O modelo brasileiro de universidade que é tão próprio, que tem uma influencia muito grande na bolivía, no Paraguai, que são fornecedores de ofertas de vagas para a formação universitária no brasil. 
   Em 1808, com a vinda da família real para o Brasil, é que a educação superior começa no Brasil formalmente , e em (1934-1935), é que as primeiras instituições que se chamam universidade se estabelecem no Brasil.
   Chegando a onde sonhamos, podemos ver hoje a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) como uma grande referência, que tem regime de ciclos, e essa linhagem direta com as universidades que aproveitam o reúne para produzir bacharelados interdisciplinares , isso tudo em contraste com o regime linear de formação, é que transforma a universidade em uma formadora de profissões, mais o que instituição de produção de conhecimentos e criação 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário